Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Pedra do Porto

História e Património do Concelho da Nazaré

Pedra do Porto

História e Património do Concelho da Nazaré

Referência à Pederneira no Mosteiro de São João de Tarouca

Carlos Fidalgo, 23.04.23

 

DSC09429 (3).JPG

DSC09435 (3).JPG

Numa recente visita ao Mosteiro de São João de Tarouca, deparei-me com a existência de material proveniente da Pederneira.

Trata-se de pequenos fragmentos de “Pederneiras” provenientes da Pederneira, provavelmente no século XVIII, segundo refere a legenda.

A questão que levantei, aquando da visita, teve a ver com a informação exposta sobre o “Local de produção”.

Se é certo que o local de produção é a Pederneira, já a referência a Alcobaça pareceu-me incorrecta, posto que se levarmos em conta o século indicado (séc. XVIII), notamos que nesse período a Pederneira não faria parte do Concelho de Alcobaça, o que viria a acontecer apenas em 1855.

Por outro lado, pode ser que a referência a Alcobaça possa ter a ver com o facto da Pederneira pertencer ao Couto de Alcobaça, o que aconteceu até 1898. 

Na dúvida solicitei que se averiguasse e se a minha opinião estivesse correcta, deveria ser alterado o topónimo “Alcobaça” para “Pederneira”, pelas razões acima indicadas.

Deveria, portanto, a legenda indicar o que se segue: 

Local de produção: Pederneira, Pederneira, Portugal ou Pederneira, Nazaré, Portugal.

Para saber mais sobre o Mosteiro de São João de Tarouca, além de aconselhar a visita ao centro Interpretativo, Igreja e ruínas do mosteiro, aqui fica o link:

Mosteiro de São João de Tarouca – Vale do Varosa

Foto: Carlos Fidalgo

12/04/2023